Sobre

 HISTÓRICO SINDICATO 2016
Os sindicatos nascem da união de trabalhadores quando estes percebem que só juntos terão forças para lutar contra problemas e dificuldades que prejudicam todos os que trabalham num mesmo local ou serviço; sofrendo com atitudes autoritárias, desmandos e até maus-tratos por parte dos patrões que só visam lucros, inclusive à custa da saúde e até vida das pessoas. Desta forma e diante de tais situações, os trabalhadores resolvem se unir para juntos buscarem melhores condições de trabalho e vida. Dessa união são criadas as associações de trabalhadores, que tempos depois se transformarão em Sindicatos.

A Historia do nosso sindicato começa com a criação da ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS de São José do Rio Preto em 30 de Maio de 1953; em 06 de Março de 1959, o então prefeito Alberto Andaló, através de lei, faz doação de terreno para construção de sede própria – onde estamos atualmente o Nosso Clube do Lago.

Em 20 de Março de 1989, é realizada assembleia Extraordinária, onde servidores aprovam a transformação da Associação dos Servidores Públicos Municipais em Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José do Rio Preto-SP.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São José do Rio Preto e Região é a entidade legítima e legal de representatividade de todos os servidores públicos municipais de Rio Preto e outras cidades da  região, Bady Bassitt, Cedral, Guapiaçu, Guaraci, Icém, Ipigua,  Mirassolândia, Onda Verde e Uchôa.
Nosso sindicato é formado por 27 diretores, que são eleitos democraticamente por seus sócios, através de eleição direta, com mandato de quatro anos.Temos como principal objetivo a luta pelos direitos, melhores condições de trabalho e de vida,de todos os servidores públicos municipais.

Outro ponto importante é a busca diária junto com os servidores por um serviço público de qualidade para toda a população. Desta forma, Nosso Sindicato estáa frente das lutas sociais, sempre em constantes debates com a sociedade, trazendo a tona problemas que angustiam os servidores e todos os munícipes, em especial os oriundos das políticas públicas municipais.

História do Movimento Sindical - O movimento sindical surge na Inglaterra no final do século XVIII, durante a revolução industrial. No Brasil em 1978 começa a historia do novo sindicalismo, quando trabalhadores da Scania, montadora de veículo de São Bernardo do Campo (SP), realizam greve por reajuste salarial, desafiando o Regime Militar, os Metalúrgicos sofrem muitas represálias portal ousadia, mais, após isso, mudanças importantes ocorrem no país. Em 1988 após a promulgação da Constituição Federal (conhecida como, constituição cidadã); É garantido aos servidores públicos o direito a livre associação sindical.