Newsletter

Não deixe de se atualizar.
Cadastre-se e fique sempre informado.

Boletins

publicado em - 06/08/2018
O título do Boletim vai aqui
publicado em - 09/07/2018
O título do Boletim vai aqui
publicado em - 14/05/2018
O título do Boletim vai aqui

Notícias

publicado em - 27/09/2018 Sindicato

JORNADA EM DEBATE NA COMISSÃO DA CÂMARA

Aqui vai o nome da Imagem
A Secretária Municipal de Educação, Sueli Petronília Amâncio Costa, participou nessa quarta-feira, 26/09, de reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Rio Preto. A reunião foi proposta pela vereadora Celi Regina da Cruz e chamada pelo presidente da comissão , vereador Francisco Ruel Junior.  A reunião,  proposta por Celi Regina  para tratar da questão da jornada dos professores da rede, e da situação dos professores de 40h em discussão na comissão de diálogo e negociação criada pelo decreto 17.880/2017, tratou ainda de um conjunto bastante amplo de questões da educação municipal em Rio Preto como merenda, transporte escolar e da situação dos professores PEB2 com a transferência das turmas de 6º e 7º da Escola Paul Percy Harris para a Escola Darcy Ribeiro.
A Secretária Sueli Costa após uma longa exposição de esclarecimentos com relação aos desafios existentes em  relação a jornada dos professores  e da reorganização da rede municipal de educação afirmou em resposta à vereadora Celi Regina, que a SME está trabalhando com a expectativa de implementar a reserva de 1/3 (um terço) para as atividades extraclasse, para o   início do ano letivo de  2019.
Com relação à situação da merenda, a secretária explicou que a merenda escolar tem encontrado algumas dificuldades para suprir as escolas porque o município de Rio Preto cumpre uma lei municipal que é de 1992, aprovada nessa casa com relação a alimentos transgênicos e que está dificultando a compra da merenda. O problema reside no fato que a maioria das empresas tem encontrado dificuldades para participar do processo de licitação porque alguns alimentos, como a margarina e o óleo, já são produzidos quase que exclusivamente como alimentos transgênicos. Como a substituição desses alimentos por produtos orgânicos é muito caro fica difícil para o município arcar com o crescimento da despesa por conta da lei de licitação.
Sobre o transporte escolar, a secretária relatou que há uma dificuldade tanto orçamentária quanto operacional para se contratar estagiários para monitorar o transporte dos alunos. Explicou ainda algumas das medidas que estavam sendo tomadas pela SME para minimizar esses problemas. A vereadora Celi Regina sugeriu que a secretaria iniciasse um processo de conscientização das famílias para que as crianças fossem orientadas a respeito do uso consciente e responsável do transporte escolar, o que foi recebido com bastante apreço pela secretária.
Os vereadores indagaram a secretária sobre a situação das salas de aulas do ensino fundamental II de 6º e 7º ano que estavam sendo transferidas da Escola Paul Percy Harris para a Escola Darcy Ribeiro. A secretária explicou que a demanda escolar identificou um déficit de vagas na educação  infantil e que para atender a demanda integral seria necessário promover a continuidade da reorganização iniciada no ano anterior. A demanda escolar possui, segundo dados da SME, uma lista de espera de 276 vagas. Segundo a Secretária, a opção por transferir os alunos maiores para vagas próximas utilizando o transporte escolar foi a alternativa encontrada para atender a demanda infantil.
O Professor Celso Barreiro, vice-presidente do sindicato, sugeriu que se pensasse com carinho na proposta apresentada pelo sindicato na comissão de negociação de desdobrar a jornada dos PEB2 com alunos em 2 (duas) partes; um bloco composto por 20 (vinte) horas-aulas destinadas à regência de classes e turmas no turno em que o professor atua; e outra, composta das 5 (cinco) aulas restantes em forma de projetos no contraturno, onde poderiam constar aulas de enriquecimento curricular, reforço e recuperação, oficinas e turmas de treinamento.
A vereadora Celi Regina insistiu com a secretária, ao final da reunião, por uma resposta com relação à proposta do sindicato para os PEB2. A Secretária concluiu, manifestando-se aberta à proposta, mas não quis assumir categoricamente um compromisso antes da conclusão do estudo da demanda.



 




 

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 3756, Parque da Represa - São José do Rio Preto - CEP: 15061-001 - Telefone: (17) 3214-9690