Artigo

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

“NOSSAS ESCOLHAS, PULSAM LIBERDADE!”

                   Mais um ano, comemoramos no dia 15 de Maio o dia do Assistente Social. O dia 15 de maio é comemorado como o Dia do Assistente Social no Brasil devido a um decreto que regulamentou a profissão em 15 de maio de 1962. Este decreto, nº 994, oficializou a atuação do assistente social, criando os Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social. Essa data é, portanto, um marco na história da profissão, sendo escolhida para celebrar e reconhecer o trabalho dos assistentes sociais. 
                Com um orgulho danado, falo em alto e bom tom, quando me perguntam, que sou Assistente Social e as vezes arrisco dizer que sou, que somos “Insistentes Sociais”, isto porque, hoje já aposentada, mas ainda na ativa, continuamos insistindo na luta por garantia de direitos sociais para todas as pessoas, até porque a nossa profissão é forjada nas lutas sociais
               Depois de 31 anos de profissão ainda me pergunto: O que nos faz assistentes sociais? O que nos faz cotidianamente defender nossas bandeiras de luta? Por que diariamente escolhemos atender com qualidade à população? Questionar e não pactuar com posturas arbitrárias, autoritárias e antidireitos para nossa classe e para o povo? Porque sempre nos metemos em “confusão”, em acaloradas discussões em todas as Políticas Públicas, nas quais atuamos?   A resposta vem de imediato. Certamente porque nas veias e coração do Serviço Social, pulsam liberdade!
              E é muito clara a compreensão de que o Serviço Social brasileiro possui um legado, construído por muitas gerações, de resistência ao conservadorismo, de repulsa a práticas autoritárias e fascistas, de luta contra os retrocessos, as contrarreformas e as retiradas de direitos. Essas batalhas cotidianas, realizadas em aliança com outros sujeitos históricos, possuem relação direta com nossos princípios e defesa da radicalidade democrática. Mais do que garantir, trabalhamos para que o próprio povo garanta seus direitos sociais básicos. O Serviço Social atua fortemente na construção de um modelo societário pautado no campo da “defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da redistribuição da riqueza socialmente produzida”, para que as desigualdades sociais sejam cada vez menores. E assim vamos consolidando a história de uma profissão tão importante para o serviço público. Por isso tenho orgulho da minha profissão!
             Parabéns a todos Assistentes Sociais, que resistem e insistem no seu compromisso com o aprofundamento da democracia e enfrentamento de todas as práticas que aviltem direitos humanos e que se oponham a valores ético-políticos de liberdade e emancipação. “Nossas escolhas, pulsam liberdade! ”. Que este slogan da campanha de gestão   do CEFES – Conselho Federal do Serviço social, 2023/2026 paute sempre o nosso fazer profissional, para que possamos verdadeiramente cumprir o nosso dever profissional.

Sônia Paz
Assistente Social
Membro do FMT-SUAS: Fórum Municipal dos Trabalhadores
do Sistema Único de Assistência Social.

15 de maio de 2025