Notícia

Diretoras do SSPM são eleitas delegadas na Etapa Municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde

Representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços participaram, no dia 20 de junho, da Etapa Municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde, realizada no Ipê Park Hotel, em Rio Preto. O evento teve como tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

O nosso sindicato esteve presente no evento com três representantes, sendo uma delas a presidente do SSPM, Sanny Lima Braga, e duas diretoras: Greziele Matias de Paula Domingues e Jéssica Fernanda do Amorim Silveira.

A etapa municipal tem como objetivo formular diretrizes para políticas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal, envolvendo representantes sociais e sindicais, gestores, profissionais de saúde, prestadores de serviços e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Organizada pelo CMS (Conselho Municipal de Saúde) de Rio Preto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a etapa municipal constituiu um importante espaço de participação social, diálogo e construção coletiva, permitindo que diferentes segmentos da sociedade contribuíssem para a avaliação da situação da saúde e para a definição de prioridades que serão encaminhadas às próximas etapas do processo.

Ao longo do dia, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). As propostas elaboradas foram debatidas e aprovadas em plenária, resultando na definição de diretrizes e propostas nos âmbitos municipal, estadual e nacional, com a priorização de uma diretriz por eixo temático nos âmbitos estadual e nacional.

Delegados
Além da construção das propostas, também foram eleitos os delegados que representarão São José do Rio Preto na Etapa Macrorregional da Conferência, fortalecendo a participação do município nas discussões que contribuirão para a formulação de políticas públicas de saúde nos âmbitos estadual e nacional.

As três representantes do SSPM foram eleitas delegadas para representar Rio Preto.

A participação é aberta à sociedade, com limite de duzentos participantes, respeitando a paridade entre os segmentos: usuários (50%), trabalhadores da saúde (25%) e gestores/prestadores de serviços (25%).

As propostas aprovadas e o relatório final da etapa municipal serão encaminhados às instâncias subsequentes, contribuindo para a construção de estratégias voltadas à melhoria do atendimento, à ampliação do acesso aos serviços e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.





 

23 de junho de 2026